terça-feira, 16 de abril de 2013

LISTA DE EXERCICIO 2º ANO ( CAPITULO 17)

Segue abaixo, a lista de exercício do cap. 17. imprima e responda valor 1,0 ponto.
obs: lista auxiliará para o simulado dia 26.04 ok abs Junior


1. Sobre a Independência dos Estados Unidos da América afirma-se que :
I - A origem do movimento da independência deve ser encontrada no desenvolvimento uniforme das 13 Colônias Inglesas.
II- Os colonos sentiram-se muito prejudicados pela proibição da coroa inglesa ao comércio triangular, praticado pela colônia, fato que gerou sérios atritos com a metrópole.
III- O Segundo Congresso de Filadélfia decretou a separação da Inglaterra em 4/7/1776, através da Declaração de Independência redigida por Thomas Jefferson.
IV- A política de conciliação adotada pela Inglaterra retardou o processo de independência da Treze Colônias Inglesas.
V- A França e a Espanha apoiaram a Inglaterra durante a Guerra de Independência.

Assinale a alternativa correta:
a) Estão corretas a opções I, II e III.
b) Estão corretas a opções II e III.
c) Apenas a opção II.
d) Estão corretas as opções III, IV e V.

2. (CESGRANRIO) A França e Espanha entraram na guerra de independência do lado dos colonos e contra a Inglaterra. O  verdadeiro objetivo do apoio francês e espanhol era:
a) eliminar o contrabando inglês na Colônia do Sacramento;
b) recuperar algumas colônias que lhes haviam sido tomadas pelos ingleses em guerras anteriores;
c) punir a Inglaterra pela ajuda prestada à Holanda na guerra das Províncias Unidas contra a Espanha;
d) ajudar os colonos norte-americanos em sua Guerra de Independência;
e) minar as posições do comércio inglês no continente americano.


3. Leis inglesas provocaram divergências entre colonos americanos e a Coroa Inglesa, resultando no processo de luta pela independência. Entre os objetivos dessas leis, devem ser destacados os seguintes:


a) Aumentar a receita real abalada pelos custos da Guerra dos Sete Anos, impedir o comércio intercolonial conhecido como comércio triangular e promover a recuperação econômica.
b) Aumentar o consumo de chá e açúcar nas colônias, obrigar ao uso de selos na correspondência e aumentar as exportações das colônias.
c) Abolir a escravidão nas colônias, separar juridicamente as treze Colônias e ajudar a Pensilvânia a anexar terras no Oeste.
d) Recuperar a Companhia das Índias Ocidentais, abrir o porto de Boston às nações amigas e aumentar as importações das colônias.
e) Pagar indenizações à França, devido à derrota inglesa na Guerra dos Sete Anos, revogar os Atos Townshend e favorecer os produtores locais de açúcar.

4. Quando da discussão, no Parlamento Inglês, das Leis do Açúcar e do Selo (1784 - 1765), os colonos ingleses da América recusaram-se a aceitar as medidas impostas, baseando-se:

a) no fato de não estarem representados na assembleia que votou as taxas para cobrir os custos da Guerra dos Sete Anos;
b) no princípio da isenção de taxas concedido pela Coroa aos colonos;
c) no direito inalienável dos súditos ingleses de recusar a obediência a leis injustas;
d) nos direitos naturais do cidadão à vida, à propriedade e à busca da felicidade;
e) nos prejuízos financeiros advindos do bloqueio aos produtos das Antilhas.

5- Em geral a base de um processo revolucionário encontra-se na sua argumentação ideológica. No caso da Independência dos EUA, assim como na Revolução Francesa e no processo de independência da América Latina a base ideológica destes movimentos históricos foi:

a) O Humanismo em virtude de seu caráter social colocando o homem como o centro do universo.
b) O Racionalismo justificando a "razão" como a única maneira de conseguirmos a igualdade.
c) O Iluminismo por valorizar ideias como o conceito de que o poder vem do povo e o direito a igualdade.
d) O Pacto colonial que pregava o futuro da colônia estava atrelado ao sucesso da metrópole.

6 - A independência das 13 colônias inglesas da América do Norte - a Revolução Americana - resultou:
I - do desdobramento natural da relativa autonomia econômica e política dessas colônias de povoamento;
II - da reação dos colonos às medidas legais tanto fiscais e quanto administrativas tomada pela Inglaterra após a Guerra dos Sete Anos;
III - dos prejuízos causados aos colonos pela política liberal inglesa, que aboliu o "pacto colonial"; IV - da manutenção e intensificação das práticas mercantilistas inglesas que se opunham ao “comércio triangular" realizado pela burguesia colonial.
Assinale a opção correta: 


a) estão corretas apenas I e II
b) estão corretas apenas I e III
c) estão corretas apenas II e IV
d) estão corretas apenas I, II e III
e) estão corretas apenas I, II e IV




-Questão aberta.
 "O sangue dos que foram chacinados, a voz lamentosa da Natureza gritam: 'é hora de separarmos! ' Mesmo a distância que Deus colocou entre a Inglaterra e a América é uma prova forte e natural de que a autoridade de uma sobre a outra não era a vontade dos Céus (...) UM GOVERNO NOSSO É UM DIREITO NOSSO (...) Portanto, o que queremos? Por que hesitamos? Da parte da Inglaterra não esperamos nada, a não ser a ruína (...) Nada pode resolver nossa situação tão rapidamente quanto uma declaração de independência, aberta e feita com determinação."
(Thomas PAINE, Bom Senso, panfleto de 10 de janeiro de 1776, citado por Leo HUBERMAN, História da Riqueza dos Estados Unidos, Brasiliense, São Paulo, 1983)
 O documento anterior expressa algumas das ideias que, pouco mais tarde, estariam contidas na Declaração de Independência das Treze Colônias da América do Norte.

a) Apresente dois fatores que tenham contribuído para a independência das Treze Colônias.

b) Relacione a frase "Um governo nosso é um direito nosso" com as ideias que fundamentaram o processo de independência das Treze Colônias.

1.O processo de independência das colônias inglesas da América foi desencadeado após a vitória dos ingleses  entre os anos 1756 e 1763:

a)  no conflito dos Americanos
b) na guerra dos Sete anos
c) na guerra inglesa
d) no conflito inglês
e) no conflito da independência

2. Em meados do século XVIII, as autoridades inglesas aprovaram uma série de leis restritivas à autonomia colonial, entre as quais podemos citar nas alternativas a seguir, exceto:

a) Lei do Açúcar
b) Lei do selo
c) Lei dos Alojamentos
d) Lei do chá
e) Lei das índias ocidentais




3. Cobrava uma taxa sobre os diferentes documentos comerciais, jornais, livros, anúncios entre outros no período da dominação inglesa na América:

a) Lei da comunicação
b) Tributo da comunicação
c) Lei do selo
d) Lei da mídia
e) tributo da mídia

4.Empresa criada, durante o período da colonização inglesa, para comercialização dos produtos coloniais, em consequência da expansão ultramarina:

a) Companhia das índias Orientais
b) colônias orientais da América
c) Alojamentos americanos
d) Companhia americana oriental
e) Empresa americana oriental


5. A independência americana foi influenciada pelas ideias:

a) socialistas
b) capitalistas
c) iluminista de liberdade
d) comunistas
e) contemporâneas
Questão 1: (UFJF/MG) Sobre o processo de independência dos EUA, é incorreto afirmar que: 
A - está relacionado à difusão das ideias iluministas, contrárias à dominação e à exploração das metrópoles sobre suas colônias; 
B - teve início a partir das “leis intoleráveis”, o que provocou a reação da colônia, dando força ao movimento de emancipação; 
C - França e Espanha participaram diretamente desse processo, enviando tropas para as áreas de conflito; 
D - apesar de se unirem contra a Inglaterra, as trezes colônias continuaram a apresentar uma contradição básica, caracterizada pela industrialização da região norte e a manutenção da escravidão no sul; 
E - pode ser caracterizado como uma verdadeira revolução, pois produziu uma alteração na forma e na teoria de governo, promovendo uma radical mudança na economia das diversas regiões. 

Questão 2: (UFMG) Em 1776, após uma série de conflitos, parcela expressiva das sociedades das Treze Colônias se articulou no sentido de romper com o domínio inglês. Considerando-se esse processo, bem como seus desdobramentos, é correto afirmar que:
A - notabilizou pela consolidação do latifúndio, o que atendia aos interesses das elites religiosas, que se apropriaram de grandes glebas de terras;
B - caracterizou, desde o início, pela intransigente defesa da escravidão por parte dos americanos, no que eram contraditados pelos interesses ingleses;
C - configurou como uma primeira tentativa de instalação de um regime socialista anticolonial, o que contrariava seriamente os interesses dos comerciantes;
D - destacou pela repercussão internacional alcançada, tornando-se uma referência, na prática, para outras colônias americanas.

Questão 3: (PUC-SP) Sobre a independência dos Estados Unidos, podemos afirmar que:
A - envolveu um conflito armado entre Inglaterra e França, a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), e chegou ao fim com a conquista do Oeste, na metade do século XIX;
B - contou com mobilizações e ações armadas contra a cobrança de taxas e impostos, como a "Festa do Chá de Boston" (1773), e completou-se com a presidência de Abraham Lincoln;
C - iniciou-se sob influência da Revolução Francesa (1789) e das independências nas Américas portuguesa e espanhola, lideradas, respectivamente, por D. Pedro I e Simón Bolívar;
D - resultou da união das colônias inglesas nos Congressos da Filadélfia (1774 e 1775) e da influência das ideias de Maquiavel e de Hobbes, defensores do Estado republicano forte;
E - sofreu influência do pensamento iluminista francês e a declaração de independência (1776), redigida por Thomas Jefferson, antecedeu a obtenção da autonomia, conquistada por via militar.

Questão 4: (UEM/PR) Sobre o desenvolvimento dos Estados Unidos após a independência, é correto afirmar: 
1 - O país cresceu rapidamente, aberto aos imigrantes europeus que chegavam em busca de terras e melhores condições de vida.
2 - Durante o século XIX, os norte-americanos expandiram-se para oeste, ampliando sua fronteira em direção à costa do Oceano Pacífico.
4 - As divergências entre o Norte industrializado e o Sul agrário levaram o país à Guerra Civil, conhecida como Guerra de Secessão.
8 - A formulação da Doutrina Monroe – “América para os americanos” – objetiva defender os Estados republicanos dos ataques do Brasil monárquico.
16 - Ao contrário da América Latina, a independência norte-americana foi obtida através de um acordo com a Inglaterra, evitando-se assim um processo revolucionário.
32 - Após ajudarem Cuba a se libertar do domínio espanhol, os Estados Unidos transformaram aquela ilha em um protetorado norte-americano.
SOMATÓRIA (_____)




Questão 5: (UFPR) Em 4 de julho de 1776 foi declarada a independência das colônias inglesas da América do Norte.
Fatores econômicos, forças sociais e ideologia impregnada de ideais de liberdade e de “soberania popular” mobilizaram essas colônias. A respeito dessa conjuntura, é correto afirmar: 
1 - Das colônias fundadas pelos ingleses na América do Norte, as do sul dedicavam-se principalmente à agricultura de exportação, mantida pelo trabalho escravo e organizada com base nos latifúndios monocultores.
2 - Nos atritos com a coroa inglesa, os colonos norte-americanos não puderam contar com um canal institucionalizado de negociação, uma vez que não tinham direito à representação no Parlamento Britânico.
4 - Do ponto de vista econômico, a motivação imediata da revolta dos colonos contra a coroa britânica foi a política tributária posta em prática pela metrópole naquela época.
8 - Com o fim do domínio inglês e a adoção dos princípios expressos na Declaração de Independência, implantou-se nos EUA uma sociedade onde se deu a abolição imediata da escravidão.
16 - Com a declaração da independência dos EUA, algumas metrópoles onde vigoraram regimes absolutistas, como a França e a Espanha, uniram-se à Inglaterra para ajudá-la na repressão à revolta dos colonos norte-americanos, em função do receio da propagação dos ideais iluministas. Tal união ficou conhecida como “Santa Aliança”.
32 - Face ao precário desenvolvimento dos transportes e das comunicações naquele período, a independência americana teve escassa repercussão tanto na Europa quanto nas Américas.
SOMATÓRIA (_____)
Questão 6: (FGV/RJ) Os conflitos entre os colonos americanos e a Inglaterra, que desencadearam a guerra de independência dos Estados Unidos, originaram-se de divergências sobre as seguintes questões:
A - direito dos colonos de organizarem milícias; extinção da atividade agrícola no sul; criação de escolas.
B - liberdade de comércio; representação colonial do Parlamento; legalidade de cobrança de impostos.
C - direito do Parlamento de legislar sobre as colônias; importação das manufaturas inglesas; liberdade de culto.
D - imigração estrangeira; nomeação de governadores; extinção das assembleias coloniais.
E - desenvolvimento das manufaturas coloniais; sucessão ao trono inglês; pagamento da dívida da Guerra dos Sete Anos.

Questão 7: (PUC-SP) As leis inglesas do século XVIII, relativas às colônias americanas, compunham um conjunto de medidas que buscava: 
A - estabelecer o soberano direito da Coroa de governar as colônias da América.
B - evitar a bancarrota dos governos coloniais, fornecendo-lhes o usufruto de impostos e taxas.
C - solucionar a crise do sistema inglês, propiciando condições de exploração de novas áreas para colonização.
D - equilibrar as finanças, extraindo das Treze Colônias da América, através da taxação, os recursos necessários.
E - possibilitar o avanço das práticas mercantilistas de estabelecer áreas privilegiadas de colonização.

Questão 8: (PUC/CAMP) Primeira colônia americana a se tornar independente, em 4 de julho de 1776, os Estados Unidos assumiram no século XIX: 
A - uma posição estimulante aos movimentos revolucionários, contestando as estruturas tradicionais do poder vigente em grande parte da Europa.
B - uma intransigente defesa da intervenção do Estado nas atividades econômicas, visando a controlar os abusos da burguesia.
C - a identificação do Estado com a religião puritana, que seria obrigatória a todos os cidadãos.
D - dentro do Continente Europeu, uma política imperialista, impondo seus interesses econômicos às demais nações.
E - uma política de expansão colonial em direção à África e à Oceania.

Questão 9: (FATEC-SP) A Constituição dos Estados Unidos da América, promulgada em 1787, representou uma solução de compromisso entre as duas tendências da primeira democracia moderna. 
Essas tendências eram: 
A - o parlamentarismo e o legalismo;
B - o federalismo e o presidencialismo;
C - o unitarismo e o igualitarismo;
D - o liberalismo e o corporativismo;
E - a democracia e o sindicalismo.




Questão 10: (UFRGS) Após a capitulação de Yorktown (1781) e tendo em vista a posição de muitos países europeus em relação às Treze Colônias americanas, a Inglaterra viu-se obrigada a: 
A - admitir a presença de colonos no Parlamento inglês;
B - revogar o Stamp Act sobre as publicações coloniais;
C - negociar e reconhecer a independência norte-americana;
D - indenizar as vítimas dos soldados ingleses no Massacre de Boston;
E - aceitar o Quebec Act que limita a área do território do Canadá.

Questão 11: (UEPG/PR) Assinale a alternativa que contém afirmação correta sobre a independência dos Estados Unidos: 
A - A luta pela independência, que resultou da discordância entre a elite agrária colonial e o governo britânico, rompeu uma tradicional aliança entre esses dois pólos.
B - A independência dos Estados Unidos representou um marco no processo de formação da sociedade capitalista burguesa, assentada nos princípios liberais e individualistas do iluminismo.
C - Após a independência, os Estados Unidos enfrentaram vários problemas de natureza política e, especialmente, econômica, uma vez que a antiga colônia inglesa era economicamente bastante frágil.
D - A independência dos Estados Unidos ocorreu num momento em que o ideal iluminista declinava diante das propostas do Ancien Régime.
E - O I e o II Congresso Continental, realizados na colônia às vésperas da independência, já demonstravam claramente o desejo irreversível dos colonos liderados por Abraham Lincoln de levar adiante a luta pela independência.

Questão 12: (UEM/PR) A “Lei do Selo”, o “Monopólio do Chá” e as “Leis Intoleráveis”, impostos por Jorge III, estão ligados: 
A - à Revolução Gloriosa – 1688;
B - à Independência dos Estados Unidos – 1776;
C - à Revolução Francesa – 1789;
D - ao Bloqueio Continental – 1806;
E - à Independência da Argentina – 1816.