OBS: BASE PARA A PRIMEIRA PROVA 24/02
LISTA DE ATIVIDADE – HISTORIA
1º ANO ENSINO MÉDIO 1º
BIMESTRE
1. (Enem)
Se compararmos a idade do planeta Terra,
avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5∙109 anos), com a de uma pessoa
de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra
já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas
e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um
minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de
defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu
todo o lixo do planeta!
O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de
O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de
a) 365 anos.
b) 460 anos.
c) 900 anos.
d) 10.000 anos.
e) 460.000 anos.
2. (FCSCL-SP)
Examine as três proposições, julgando se
são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A Pré-História, época compreendida
entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida
tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.
II. A domesticação de animais e o
surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita,
posterior, portanto, ao Neolítico.
III. A duração do Paleolítico é bem mais
extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente mais
primitivos.
a) Todas as proposições são verdadeiras.
b) Apenas as proposições I e II são
verdadeiras.
c) Apenas as proposições I e III são
verdadeiras.
d) Apenas as proposições II e III são
verdadeiras.
e) Todas as proposições são falsas.
3. Sobre a constituição das primeiras
estruturas urbanas é correto afirmar:
a) Durante o surgimento das primeiras
formações urbanas os homens viviam em cavernas.
b) Nas primeiras formações urbanas
apareceram instrumentos rudimentares produzidos pelo homem.
c) O início das primeiras cidades já
indicava um processo de sedentarização do homem, proporcionado pela Revolução
Agrícola.
d) Quando surgiram as primeiras formações urbanas o homem era essencialmente caçador e coletor.
d) Quando surgiram as primeiras formações urbanas o homem era essencialmente caçador e coletor.
e) Na formação das primeiras cidades o
homem foi ganhando capacidade de agarrar-se em árvores, tornando-se bípedes.
4. (UFPE)
“Já se afirmou ser a Pré-História uma
continuidade da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução
orgânica e o progresso da cultura”
Sobre a Pré-história, qual das
alternativas a seguir é incorreta?
a) Várias ciências auxiliam no estudo,
como a antropologia, a arqueologia e a química.
b) A Pré-história pode ser dividida em
Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a
pedra.
c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar
que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as
pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.
d) O Neolítico apresentou um
desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços
geométricos do desenho e da pintura.
e) Os primeiros seres semelhantes ao
homem foram o Australopithecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados
que o Homem de Neanderthal.
5. (FGV-SP)
A transição do Paleolítico Superior para
o Neolítico (entre 10 000 a .C.
e 7000 a .C.)
foi acompanhada por algumas mudanças básicas para a humanidade. Entre essas,
poderíamos citar:
a) o aparecimento da linguagem falada;
b) a domesticação dos animais e plantas,
isto é o aparecimento da agricultura e do pastoreio;
c) o aparecimento da magia e da arte;
d) o povoamento de amplas áreas antes
não povoadas, como a Europa Central e Ocidental;
e) o aparecimento de vários novos instrumentos, como a
agulha de osso, os arpões, os anzóis, a machadinha, a lança e a faca.
6. Transforme as seguintes datas em século:
a) 1320
b) 1500
c) 1800
d) 100
e) 32
f) 1
7. (FESP) A História é marcada por continuidades
e descontinuidades que mostram as dificuldades encontradas pelos homens na sua
luta para construir sua cultura. Para compreender esses processos, o
historiador deve considerar que:
a) cada cultura é um reflexo das vontades e
das necessidades individuais dos povos, sendo importante destacar que as
conquistas materiais determinam mecanicamente a maneira de sentir a pensar;
b) os processos históricos são um conjunto
de comportamentos que se repetem, criando culturas com estruturas semelhantes;
c) a análise dos fatos históricos exige
critérios teóricos e metodológicos, para que se possa ter uma melhor
compreensão do que aconteceu;
d) a História é um conjunto de fatos que
jamais se repetirão, onde o papel das grandes personalidades merece destaque
especial, para que se chegue a uma verdade definitiva;
e) os povos produzem suas histórias
determinadas pelos seus desejos e pelas suas necessidades, mas não conseguem se
libertar do domínio das forças da natureza.
8 – (UFPE) História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e
geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos
escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos
homens, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para
prever o futuro da humanidade.
e) estuda a causalidade dos fenômenos
físicos e sociais com base no empirismo.
9 – (UFPE) Na Pré-História encontramos fases do
desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das
atividades do homem na fase neolítica?
a) Os homens praticavam uma economia
coletora de alimentos;
b) Os homens fabricavam seus instrumentos
para obtenção de alimentos e abrigo.
c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.
d) Os homens conheciam uma economia
comercial e já praticavam os juros.
e) os homens cultivavam plantas e
domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.
10 – (UFPE) Para explicar os primeiros aglomerados
humanos, no mundo antigo, leva-se em
consideração a combinação de fatores
sociais, demográficos, religiosos e políticos.

Assinale a alternativa que reúne fatores
decisivos para o surgimento da cidade antiga.
a) A sedentarização, a produção de
excedentes na agricultura e o aparecimento de ofícios permitiram a
sobrevivência dos homens e o surgimento das cidades.
b) As guerras, o surgimento da propriedade
privada e a religião obrigavam o homem a se fixar e buscar proteção junto aos
aglomerados.
c) O desenvolvimento do trabalho de
artífices como ceramistas, cuteleiros, ferreiros, marceneiros e a grande
desorganização do mundo rural.
d) O monoteísmo substituindo o politeísmo e
a necessidade de comercializar produtos artesanais determinaram a fixação do
homem em um espaço menor.
e) A invenção da roda, o monoteísmo e as
grandes construções possibilitaram o aumento da população, e com ela, o êxodo
rural.
11 – (FESP) A necessidade de situar-se no tempo é
inerente ao homem e para facilitar o registro dos feitos da humanidade,
historiadores, já no século XVII, estabeleceram 3 fases ou idades: antiga,
média e moderna, hoje acrescidas de mais uma – contemporânea.
Sobre essa periodização, que está
assinalada na linha do tempo abaixo reproduzida, é correto afirmar que:
1. É universal, podendo ser aplicada à
História de todos os povos do mundo.
2. Toma como referência grandes
acontecimentos, a exemplo da Tomada de Constantinopla que foi, de fato, da
maior importância para toda a humanidade.
3. É criticada por estabelecer marcos,
negando assim que as mudanças históricas são resultantes de processos lentos
que levam, às vezes, séculos para se concretizarem.
4. Despreza a Pré-História na medida em que
os povos sem escrita não tem História.
5. É, além de ocidentalizante,
europeizante, dado os marcos que estabelece.
Assinale a opção correta:
a) 1 e 4
b) 3 e 5
c) 2 e 4
d) 1 e 5
e) 2 e 3
12 – (FESP) A história é uma aventura humana marcada
por contradições, lutas, sonhos e frustrações. O historiador deve procurar
fazer o registro dessas múltiplas dimensões do homem.
Seria correto, portanto, afirmar que:
a) a História é uma ciência que consegue
reproduzir exatamente como os fatos aconteceram.
b) o historiador está interessado em
conhecer o passado, desligando-se do presente.
c) o conhecimento produzido pelo
historiador é neutro, verdadeiro e indiscutível.
d) o trabalho dos historiador tem
vinculação com o tempo que vive e as circunstâncias do presente.
e) a História nada revela do passado que
possa interessar àqueles que vivem no presente.
13 – (UFPE) A arqueologia é técnica científica usada
pelos historiadores para resgatar o passado mais remoto da humanidade através
de seus vestígios materiais, graças à arqueologia é que existe o conhecimento
da Pré-História. Assinale a alternativa que não corresponde à Pré-História.
a) Estudos comprovam que os tipos
Neanderthalenses e Arcantropinos habitavam parte da África, Ásia e Europa há
cerca de 200 mil anos atrás.
b) As raças Grimalde e a Cro-Magnon são
consideradas Homo Sapiens.
c) No mesolítico as técnicas de produção
dos artefatos variavam entre as formas paleolíticas anteriores e as formas
neolíticas posteriores.
d) O homem de Neanderthal desenvolveu sua
cultura material no paleolítico médio.
e) Os historiadores têm compreendido mais
claramente a vida cotidiana na cidade de Pompéia, na Itália, a partir das
escavações arqueológicas.
14 – (UFRN) No texto abaixo, o historiador grego
Tucídides apresenta elementos essenciais da constituição da História como
disciplina científica.
“Os homens [comuns], na verdade, aceitam
uns dos outros relatos de segunda mão dos eventos passados, negligenciando
pô-los à prova. (…)
Quanto aos fatos da guerra, considerei
meu dever relatá-los, não como apurados através de algum informante casual nem
como me parecia provável, mas somente após investigar cada detalhe com o maior
rigor possível, seja no caso de eventos dos quais eu mesmo participei, seja
naqueles a respeito dos quais obtive informações de terceiros. O empenho em
apurar os fatos se constitui numa tarefa laboriosa, pois as testemunhas
oculares de vários eventos nem sempre faziam os mesmos relatos a respeito das
mesmas coisas, mas variavam de acordo com suas simpatias por um lado ou pelo
outro, ou de acordo com sua memória. Pode acontecer que a ausência do fabuloso
em minha narrativa pareça menos agradável ao ouvido, mas quem quer que deseje
ter uma idéia clara tanto dos eventos ocorridos quanto daqueles que algum dia
voltará a ocorrer em circunstâncias idênticas ou semelhantes em conseqüência de
seu conteúdo humano, julgará a minha história útil e isto me bastará. Na
verdade, ela foi feita para ser um patrimônio sempre útil, e não uma composição
a ser ouvida apenas no momento da competição por algum prêmio.”
Segundo o texto,
a) a pretensão de o historiador possuir a
verdade é ilegítima, já que ele tece a narrativa com elementos de segunda mão.
b) o historiador, para enriquecer a
narrativa, deve recorrer ao auxílio de fábulas.
c) o testemunho baseado na memória garante
a credibilidade do relato histórico.
d) a História é definida como um saber que,
através da apuração rigorosa dos fatos, tem relação privilegiada com a verdade.
15 (UFPB) O conhecimento histórico evoluiu muito
no Ocidente. Suas linguagens, teorias e conceitos exigem do historiador uma
formação profissional complexa e abrangente.
Sobre a historiografia e sua evolução, é
correto afirmar que
a) a História-crônica surgiu no século XIX,
influenciada pelo positivismo.
b) o conceito de representação é chave para
a História-ciência, especialmente na investigação das realidades econômicas.
c) a análise quantitativa é muito utilizada
pela Nova História Social para compreender o cotidiano e os mitos.
d) a ciência da História surgiu na
Antigüidade, fruto da criação do método crítico por Heródoto.
e) a perspectiva da História Total foi
contribuição do marxismo para a abordagem das estruturas econômico- sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário