quinta-feira, 13 de junho de 2013

1 Ano SOCIOLOGIA AS TRÊS MATRIZES NA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO - 1 ANO SOCIOLOGIA -

http://www.brasilescola.com/upload/e/Formacao%20do%20Povo%20Brasileiro%20-%20BRASIL%20ESCOLA.jpg
A diversidade é um elemento central para se entender a formação do povo brasileiro.

Uma só palavra ou teoria não seria capaz de abarcar todos os processos e experiências históricas que marcaram a formação do povo brasileiro. Marcados pelas contradições do conflito e da convivência, constituímos uma nação com traços singulares que ainda se mostram vivos no cotidiano dos vários tipos de “brasileiros” que reconhecemos nesse território de dimensões continentais.

A primeira marcante mistura aconteceu no momento em que as populações indígenas da região entraram em contato com os colonizadores do Velho Mundo. Em meio ao interesse de exploração e o afastamento dos padrões morais europeus, os portugueses engravidaram várias índias que deram à luz nossa primeira geração de mestiços. Fora da dicotomia imposta entre os “selvagens” (índios) e os “civilizados” (europeus), os mestiços formam um primeiro momento do nosso variado leque de misturas.

Tempos depois, graças ao interesse primordial de se instalar a empresa açucareira, uma grande leva de africanos foi expropriada de suas terras para viverem na condição de escravos. Chegando a um lugar distante de suas referências culturais e familiares, tendo em vista que os mercadores separavam os parentes, os negros tiveram que reelaborar o seu meio de ver o mundo com as sobras daquilo que restava de sua terra natal.

Isso não quer dizer que eles viviam uma mesma realidade na condição de escravos. Muitos deles, não suportando o trauma da diáspora, recorriam ao suicídio, à violência e aos quilombos para se livrar da exploração e elaborar uma cultura à parte da ordem colonial. Outros conseguiam meios de comprar a sua própria liberdade ou, mesmo sendo vistos como escravos, conquistavam funções e redes de relacionamento que lhes concediam uma vida com maiores possibilidades.

Não se limitando na esfera de contato entre o português e o nativo, essa mistura de povos também abriu novas veredas com a exploração sexual dos senhores sobre as suas escravas. No abuso da carne de suas “mercadorias fêmeas”, mais uma parcela de inclassificáveis se constituía no ambiente colonial. Com o passar do tempo, os paradigmas complexos de reconhecimento dessa nova gente passou a limitar na cor da pele e na renda a distinção dos grupos sociais.

Ainda assim, isso não impedia que o caleidoscópio de gentes estabelecesse uma ampla formação de outras culturas que marcaram a regionalização de tantos espaços. Os citadinos das grandes metrópoles do litoral, os caipiras do interior, os caboclos das regiões áridas do Nordeste, os ribeirinhos da Amazônia, a região de Cerrado e os pampas gaúchos são apenas alguns dos exemplos que escapam da cegueira restritiva das generalizações.

Enquanto tantas sínteses aconteciam sem alcançar um lugar comum, o modelo agroexportador foi mui vagarosamente perdendo espaço para os anseios da modernização capitalista. A força rude e encarecida do trabalho escravo acabou abrindo espaço para a entrada de outros povos do Velho Mundo. Muitos deles, não suportando os abalos causados pelas teorias revolucionárias, o avanço do capitalismo e o fim das monarquias, buscaram uma nova oportunidade nessa já indefinida terra brasilis.

Italianos, alemães, poloneses, japoneses, eslavos e tantos mais não só contribuíram para a exploração de novas terras, como cumpriram as primeiras jornadas de trabalho em ambiente fabril. Assim, chegamos às primeiras décadas do século XX, quando nossos intelectuais modernistas pensaram com mais intensidade essa enorme tralha de culturas que forma a cultura de um só lugar. E assim, apesar das diferenças, frestas, preconceitos e jeitinhos, ainda reconhecemos o tal “brasileiro”.



Por Rainer Sousa Graduado em História Equipe Brasil Escola

Atividade 1 – Conhecendo as matrizes formadoras do povo brasileiro

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar o interesse da turma sobre o tema proposto o professor irá primeiramente através de um projetor de imagens e caixa de som, passar uma música para a turma que resgata as origens formadoras do povo brasileiro.

Música: Samba Enredo 2009 - A Mangueira Traz Os Brasis do Brasil Mostrando a Formação do Povo Brasileiro
G.R.S. Estação Primeira de Mangueira (RJ)
Composição: Lequinho, Jr.Fionda, Gílson Bernini e Gusttavo.

“Deus me fez assim filho desse chão
Sou povo, sou raça... miscigenação
Mangueira viaja nos brasis dessa nação
O branco aqui chegou
No paraíso se encantou
Ao ver tanta beleza no lugar
Quanta riqueza pra explorar
Índio valente guerreiro
Não se deixou escravizar, lutou...
E um laço de união surgiu
O negro mesmo entregue a própria sorte
Trabalhou com braço forte
Na construção do meu Brasil
É sangue, é suor, religião
Mistura de raças num só coração
Um elo de amor à minha bandeira
Canta a Estação Primeira
Cada lágrima que já rolou
Fertilizou a esperança
Da nossa gente, valeu a pena
De Norte a Sul desse país
Tantos brasis, sagrado celeiro
Crioulo, caboclo, retrato mestiço,
De fato, sou brasileiro!
Sertanejo, caipira, matuto... sonhador
Abraço o meu irmão
Pra reviver a nossa história
Deixar guardado na memória... o seu valor
Sou a cara do povo... Mangueira
Eterna paixão
A voz do samba é verde e rosa
E nem cabe explicação”.

Música disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ClN3B5A5qZk. Acessado em: 16/05/2011.

Após terem ouvido a música, com o objetivo de fazer uma reflexão da música com o tema proposto, o professor irá levantar um debate em sala a partir das seguintes questões:

§  O que a turma entende por matrizes formadoras do povo brasileiro?
§  Para a turma o que é miscigenação?
§  Quais são as matrizes formadoras que a música traz?
§  Quais reflexões a partir da música podem ser levantadas sobre a formação do povo brasileiro?

Neste momento, cabe ao professor fazer os questionamentos para instigar a turma a falar sobre as reflexões que fizeram sobre a música, incentivando todos os alunos a participarem do debate.
Sendo o professor o mediador das discussões ele deverá fazer o fechamento das ideias levantadas pelos alunos a partir da música e reflexões sobre o tema proposto.

Atividade 2 – A Formação do povo brasileiro

Para dar continuidade ao tema, o professor irá solicitar à turma que se divida em grupos de cinco alunos.
A proposta da atividade é que o grupo realize um trabalho tentando responder as seguintes questões:

§  Quais são os povos que deram origem ao povo brasileiro?
§  Qual a influência etnico e cultural desses povos para o Brasil? Citando os índios, os brancos imigrantes e os negros trazidos da África.  

§  Como podemos caracterizar o povo brasileiro? Tentando retratar a mistura de raças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário