segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

ATIVIDADE PARA O 1 ANO - PRÉ-HISTÓRIA

SEGUE A ATIVIDADE PARA O 1 ANO - HISTÓRIA
OBS: BASE PARA A PRIMEIRA PROVA 24/02

LISTA DE ATIVIDADE – HISTORIA
1º ANO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE

1. (Enem)
Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5∙109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!
O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de



a) 365 anos.
b) 460 anos.
c) 900 anos.
d) 10.000 anos.
e) 460.000 anos.



2. (FCSCL-SP)
Examine as três proposições, julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.
II. A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico.
III. A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente mais primitivos.
a) Todas as proposições são verdadeiras.
b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
e) Todas as proposições são falsas.

3. Sobre a constituição das primeiras estruturas urbanas é correto afirmar:
a) Durante o surgimento das primeiras formações urbanas os homens viviam em cavernas.
b) Nas primeiras formações urbanas apareceram instrumentos rudimentares produzidos pelo homem.
c) O início das primeiras cidades já indicava um processo de sedentarização do homem, proporcionado pela Revolução Agrícola.
d) Quando surgiram as primeiras formações urbanas o homem era essencialmente caçador e coletor.
e) Na formação das primeiras cidades o homem foi ganhando capacidade de agarrar-se em árvores, tornando-se bípedes.

4. (UFPE)
“Já se afirmou ser a Pré-História uma continuidade da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura”
Sobre a Pré-história, qual das alternativas a seguir é incorreta?
a) Várias ciências auxiliam no estudo, como a antropologia, a arqueologia e a química.
b) A Pré-história pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.
c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.
d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.
e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram o Australopithecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.
5. (FGV-SP)
A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico (entre 10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi acompanhada por algumas mudanças básicas para a humanidade. Entre essas, poderíamos citar:
a) o aparecimento da linguagem falada;
b) a domesticação dos animais e plantas, isto é o aparecimento da agricultura e do pastoreio;
c) o aparecimento da magia e da arte;
d) o povoamento de amplas áreas antes não povoadas, como a Europa Central e Ocidental;
e) o aparecimento de vários novos instrumentos, como a agulha de osso, os arpões, os anzóis, a machadinha, a lança e a faca.

6. Transforme as seguintes datas em século:



a) 1320

b) 1500

c) 1800

d) 100

e) 32

f) 1


7. (FESP) A História é marcada por continuidades e descontinuidades que mostram as dificuldades encontradas pelos homens na sua luta para construir sua cultura. Para compreender esses processos, o historiador deve considerar que:
a) cada cultura é um reflexo das vontades e das necessidades individuais dos povos, sendo importante destacar que as conquistas materiais determinam mecanicamente a maneira de sentir a pensar;
b) os processos históricos são um conjunto de comportamentos que se repetem, criando culturas com estruturas semelhantes;
c) a análise dos fatos históricos exige critérios teóricos e metodológicos, para que se possa ter uma melhor compreensão do que aconteceu;
d) a História é um conjunto de fatos que jamais se repetirão, onde o papel das grandes personalidades merece destaque especial, para que se chegue a uma verdade definitiva;
e) os povos produzem suas histórias determinadas pelos seus desejos e pelas suas necessidades, mas não conseguem se libertar do domínio das forças da natureza.

8 – (UFPE) História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade.
e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo.

9 – (UFPE) Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica?
a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos;
b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.
c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.
d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.
e) os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.







10 – (UFPE) Para explicar os primeiros aglomerados humanos, no mundo antigo, leva-se em

consideração a combinação de fatores sociais, demográficos, religiosos e políticos.
Assinale a alternativa que reúne fatores decisivos para o surgimento da cidade antiga.
a) A sedentarização, a produção de excedentes na agricultura e o aparecimento de ofícios permitiram a sobrevivência dos homens e o surgimento das cidades.
b) As guerras, o surgimento da propriedade privada e a religião obrigavam o homem a se fixar e buscar proteção junto aos aglomerados.
c) O desenvolvimento do trabalho de artífices como ceramistas, cuteleiros, ferreiros, marceneiros e a grande desorganização do mundo rural.
d) O monoteísmo substituindo o politeísmo e a necessidade de comercializar produtos artesanais determinaram a fixação do homem em um espaço menor.
e) A invenção da roda, o monoteísmo e as grandes construções possibilitaram o aumento da população, e com ela, o êxodo rural.

11 – (FESP) A necessidade de situar-se no tempo é inerente ao homem e para facilitar o registro dos feitos da humanidade, historiadores, já no século XVII, estabeleceram 3 fases ou idades: antiga, média e moderna, hoje acrescidas de mais uma – contemporânea.
Sobre essa periodização, que está assinalada na linha do tempo abaixo reproduzida, é correto afirmar que:
1. É universal, podendo ser aplicada à História de todos os povos do mundo.
2. Toma como referência grandes acontecimentos, a exemplo da Tomada de Constantinopla que foi, de fato, da maior importância para toda a humanidade.
3. É criticada por estabelecer marcos, negando assim que as mudanças históricas são resultantes de processos lentos que levam, às vezes, séculos para se concretizarem.
4. Despreza a Pré-História na medida em que os povos sem escrita não tem História.
5. É, além de ocidentalizante, europeizante, dado os marcos que estabelece.
Assinale a opção correta:
a) 1 e 4
b) 3 e 5
c) 2 e 4
d) 1 e 5
e) 2 e 3

12 – (FESP) A história é uma aventura humana marcada por contradições, lutas, sonhos e frustrações. O historiador deve procurar fazer o registro dessas múltiplas dimensões do homem.
Seria correto, portanto, afirmar que:
a) a História é uma ciência que consegue reproduzir exatamente como os fatos aconteceram.
b) o historiador está interessado em conhecer o passado, desligando-se do presente.
c) o conhecimento produzido pelo historiador é neutro, verdadeiro e indiscutível.
d) o trabalho dos historiador tem vinculação com o tempo que vive e as circunstâncias do presente.
e) a História nada revela do passado que possa interessar àqueles que vivem no presente.
13 – (UFPE) A arqueologia é técnica científica usada pelos historiadores para resgatar o passado mais remoto da humanidade através de seus vestígios materiais, graças à arqueologia é que existe o conhecimento da Pré-História. Assinale a alternativa que não corresponde à Pré-História.
a) Estudos comprovam que os tipos Neanderthalenses e Arcantropinos habitavam parte da África, Ásia e Europa há cerca de 200 mil anos atrás.
b) As raças Grimalde e a Cro-Magnon são consideradas Homo Sapiens.
c) No mesolítico as técnicas de produção dos artefatos variavam entre as formas paleolíticas anteriores e as formas neolíticas posteriores.
d) O homem de Neanderthal desenvolveu sua cultura material no paleolítico médio.
e) Os historiadores têm compreendido mais claramente a vida cotidiana na cidade de Pompéia, na Itália, a partir das escavações arqueológicas.

14 – (UFRN) No texto abaixo, o historiador grego Tucídides apresenta elementos essenciais da constituição da História como disciplina científica.
“Os homens [comuns], na verdade, aceitam uns dos outros relatos de segunda mão dos eventos passados, negligenciando pô-los à prova. (…)
Quanto aos fatos da guerra, considerei meu dever relatá-los, não como apurados através de algum informante casual nem como me parecia provável, mas somente após investigar cada detalhe com o maior rigor possível, seja no caso de eventos dos quais eu mesmo participei, seja naqueles a respeito dos quais obtive informações de terceiros. O empenho em apurar os fatos se constitui numa tarefa laboriosa, pois as testemunhas oculares de vários eventos nem sempre faziam os mesmos relatos a respeito das mesmas coisas, mas variavam de acordo com suas simpatias por um lado ou pelo outro, ou de acordo com sua memória. Pode acontecer que a ausência do fabuloso em minha narrativa pareça menos agradável ao ouvido, mas quem quer que deseje ter uma idéia clara tanto dos eventos ocorridos quanto daqueles que algum dia voltará a ocorrer em circunstâncias idênticas ou semelhantes em conseqüência de seu conteúdo humano, julgará a minha história útil e isto me bastará. Na verdade, ela foi feita para ser um patrimônio sempre útil, e não uma composição a ser ouvida apenas no momento da competição por algum prêmio.”
Segundo o texto,
a) a pretensão de o historiador possuir a verdade é ilegítima, já que ele tece a narrativa com elementos de segunda mão.
b) o historiador, para enriquecer a narrativa, deve recorrer ao auxílio de fábulas.
c) o testemunho baseado na memória garante a credibilidade do relato histórico.
d) a História é definida como um saber que, através da apuração rigorosa dos fatos, tem relação privilegiada com a verdade.

15 (UFPB) O conhecimento histórico evoluiu muito no Ocidente. Suas linguagens, teorias e conceitos exigem do historiador uma formação profissional complexa e abrangente.
Sobre a historiografia e sua evolução, é correto afirmar que
a) a História-crônica surgiu no século XIX, influenciada pelo positivismo.
b) o conceito de representação é chave para a História-ciência, especialmente na investigação das realidades econômicas.
c) a análise quantitativa é muito utilizada pela Nova História Social para compreender o cotidiano e os mitos.
d) a ciência da História surgiu na Antigüidade, fruto da criação do método crítico por Heródoto.

e) a perspectiva da História Total foi contribuição do marxismo para a abordagem das estruturas econômico- sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário