terça-feira, 21 de outubro de 2014

TRABALHO DE SOCIOLOGIA 3° E. MEDIO

SEGUE O TRABALHO DE SOCIOLOGIA

Estudo de Caso
O Estudo de caso é um método bastante utilizado nas ciências sociais para a realização de pesquisas que investigam fenômenos contemporâneos dentro de um contexto da vida real.
Em geral, constitui a estratégia preferida quando as perguntas centrais são “como” ou “por que”. A preferência por esse método deve ser dada quando é possível fazer observações diretas e entrevistas sistemáticas.
Primeira Etapa
1.      A classe deve organizar-se em grupos de no máximo 6 (seis) alunos para definir o caso que será objeto de pesquisa e analise. Ele deve ter relação com o conteúdo estudado nesse bimestre (A Influência da Religião na formação da sociedade atual, e deve está inserido num contexto de vida real.
2.      Estabeleçam em conjunto de questões centrais que o cão escolhido levante.
Anotem todas as questões no setor produtivo (vida cotidiana).
3.      Ao respondê-las, verifiquem s hipóteses que podem ser levantadas em relação ao caso escolhido. Anotem as hipóteses e classificá-las hierarquicamente, das mais plausíveis para as menos prováveis.
4.      Identifiquem as questões mais importantes que ainda não foram respondidas e procurem verificar se é possível estabelecer uma articulação entre elas.
5.      Após levantarem o tema, junto com os nomes dos integrantes do grupo, mandam para o e-mail, filosofiadj@gmail.com até o dia 27.10,2014 – valor 1,0 ponto

Segunda Etapa

6.      Diante do resultado das discussões anteriores, organize com os colegas do grupo um documento escrito com a apresentação do estudo de caso e a hipótese provável relaciona a ele até o dia 03.11.2014 em sala de aula
7.      Com a matéria já registrada, o grupo vai fazer entrevistas com indivíduos selecionados previamente e que tenha relação direta com o caso escolhido (tema do grupo). Essas questões devem passar pelo crivo do professor antes de as entrevistas serem feitas. 
8.      Valor 0,5 (meio) ponto até o dia 07.11.2014

Terceira Etapa

9.      Estabelecimento do tempo necessário para a realização das entrevistas.
10.  Aplicação das entrevistas e organização do registro escrito referente a cada uma delas
11.  Discussão no grupo dos resultados decorrentes das entrevistas realizadas.
12.  Levantamento de ovas hipóteses que serão acrescidas às anotadas anteriormente.
13.  Verificação das questões ate então sem respostas. Identificação das que podem ser respondidas com base no material recolhido nas entrevistas.
14.  Os grupos devem partir para a seleção de material bibliográfico e para a discussão teórica referente ao caso estudado.
15.  Apresentação à sala da discussão bibliográfica levantada pelo grupo deverá ser até o dia 07.11.2014

Quarta Etapa

16.  Seleção das hipóteses e da argumentação mais plausível. Registro desse novo material
17.  Elaboração de um relatório mais amplo com a nova informação sobre o caso. Ele poderá apresentar, alem dos textos, fotos, imagens. Deverá ser digitado em fonte times New Romam 11 espaçamentos 1,5 com margem 2,5.
18.  Data de entrega desse relatório até o dia 10.11.2014.
19.  Valor 3,0 (três) pontos

Apresentação final

20.     Apresentação final deverá ser em PowerPoint. Pelo grupo.
21.      Essa apresentação, o grupo poderá fazer um resumo sobre o seu tema para apresentação a turma, poderá conter um vídeo resumido da entrevista de no Maximo 3 minutos. (valor da apresentação 3,0 (três ponto) individual pela apresentação do relatório final.
apresentação 16 

Obs. Qualquer duvida me contate pelo email ou whatz 84968922.
Att. Prof. Junior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário